SÃO CARLOS CLUBE

Artesão é o mago que transforma sonhos em arte!

 

A palavra “artesão” significa indivíduo que pratica arte ou ofício com trabalhos manuais. Isto quer dizer que qualquer peça produzida pelo artesão é única e foge de qualquer processo de produção em série realizado por indústrias. 
O ofício do artesão está por trás, por exemplo, da moda que veste as celebridades, e direciona toda uma rede de lojas que se enriquecem com sua criatividade, impulsionando um consumo incessante. 
O principal motivo dessa profissão ainda existir, mesmo com toda tecnologia presente nos dias atuais, está ligado à cultura enraizada de cada região do país. O Brasil é um país pródigo em pessoas de mãos hábeis. As mãos do artesão diariamente trabalham a matéria dando-lhe as mais variadas formas. A presença deste profissional marca reuniões e folias de norte a sul do nosso vasto território brasileiro. O vaso que ampara as flores, a moringa que refresca a água, o pote que exibe o doce de banana. O trabalho do artesão está, portanto, no nosso dia a dia e essa figura merece todas as nossas homenagens evocando esses trabalhadores incansáveis na luta diária do seu ganha-pão. Parabéns 
Artesão!

 

A professora Maria Cristina Dorsa Godoy Osio, ministra aulas de artesanato no SCC para crianças


A socióloga e professora da oficina de artes do SCC, Maria Cristina Dorsa Godoy Osio, ministra aulas de artes para crianças há 31 anos e ressalta a importância de trabalhos manuais para as crianças. “Elas têm a oportunidade de expressar seus sentimentos e emoções, através de diversas técnicas e materiais, respeitando, acima de tudo, seus limites, sua faixa etária e suas vontades, sem tolher a expressão infantil”, diz a professora. Maria Cristina ainda esclarece que nas oficinas de artes são desenvolvidos vários trabalhos de artesanato entre outras atividades artísticas. “O artesanato entra como uma das várias formas de expressão. O objetivo dos cursos é estimular a criatividade dos alunos através do contato com os materiais a serem trabalhados. As texturas, as cores, todos os materiais usados na criação de objetos expressam emoções e concepções de realidade, tanto a nível subjetivo quanto a nível objetivo, no âmbito da realização cultural brasileira” explica Maria Cristina.

Informações sobre a Oficina de Artes do SCC pelo telefone: (16)33626228.

 

Fotos: Arquivo pessoal Cris Osio