SÃO CARLOS CLUBE

Equipe de Basquete nos Jogos Abertos de 1957: Ribeiro, Paulinho Marcondes, Ricardão, Pelica, Rosa Branca, Nelson Pozzi, Danilo Pozzi e Mario Amâncio Duarte. Agachados: Bebeto, Guilherme, Braga, Aldo, mascote José Luiz Olaio, Tim Bandoni e Diógenes

O São Carlos Clube, por excelência, sempre contou com atletas renomados de diversas modalidades em seu rol de membros. E alguns deles serão homenageados nesta quarta-feira, dia 14, durante a abertura dos 82º Jogos Abertos do Interior, no Ginásio Milton Olaio Filho.

Maria Cleide Patrizi será uma dessas homenageadas. Em 1957, quando São Carlos sediou os Jogos, a atleta do basquete tinha 17 anos e conta que, mesmo morando na cidade, os atletas da nossa delegação ficavam alojados na Chácara Belvedere e o cozinheiro era Zezinho Mariposa. Os atletas só saíam da concentração para os jogos. Ela
 lembra ainda que o São Carlos Clube detinha, na época, o melhor time de basquete masculino do Brasil. Piracicaba (nossa eterna rival) ainda estava despontando. Mas após o desfalque de Zé Carlos e Mané, que saíram daqui para o time de Piracicaba, por falta de investimento, um jogo em especial ficou na memória do são-carlense. O time de São Carlos perdia por um ponto para Piracicaba que, após muito enrolar com a bola, marcou dois pontos, passando à frente no placar. Por um erro na súmula, a cidade perdeu os Jogos Abertos daquele ano para Piracicaba. Os ânimos então se alteraram. “A briga foi feia e até a polícia precisou intervir para retirar o prefeito Dr. Alderico Perdigão do Ginásio.”

Os Jogos eram "o evento" da cidade e, como é possível notar pelas fotos, os homens trajavam terno e as mulheres mandavam fazer vestidos novos na costureira para a ocasião. As arquibancadas estavam sempre lotadas. A ex-atleta recorda da Abertura dos Jogos, 61 anos atrás. Inversamente ao que era tradicional, em São Carlos houve a cerimônia de abertura, o juramento o atleta, a entrada do fogo simbólico, acendendo a pira olímpica no Estádio do Paulista. Somente após é que seguiu-se o desfile, ao som da Banda de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. As delegações em ordem alfabética, desceram a avenida São Carlos em direção à praça Coronel Salles, onde um palanque abrigava as autoridades, dentre eles, o então presidente Juscelino Kubitschek. 


Segundo o protocolo de Abertura dos 82º Jogos Abertos, a delegação atual de São Carlos desfilará e, em seguida, cerca de 30 atletas de 1957 desfilarão com uniformes semelhantes aos usados na época. “Estou feliz com a homenagem, pois éramos atletas de alto nível, mas ainda assim, éramos amadores e perdemos muitos atletas para a concorrência por falta de investimento. Hoje é possível sobreviver do esporte e eles merecem nossa torcida.”

 

Time de Basquete Feminino do São Carlos Clube 1954: 13 Maria Helena Cardoso; 8 Frauke Meisegeier; 7 Maria Cleide Patrizi; 12  Ivanilde; 6  Marluce Bibbo; 15 Ana Helena Mussolini; 10  Maria de Lourdes; 14  Eris Brocchi; 11Catarina Assini - 4 Maria Mércia Olaio; 16 Célia; 3 Maria do Carmo (Pé Branco); 5 Yeda (Piriquita)
 

Final de basquete dos Jogos Abertos em que a equipe de São Carlos perdeu para Piracicaba por um ponto

Tumulto tomou conta do ginásio e o prefeito Dr Alderico Perdigão saiu escoltado pela polícia

Abdo era uma espécie de mascote de honra, pois mostrava habilidade corporal e com a bola, mesmo estando acima do peso

 

Serviço

82º Jogos Abertos do Interior

Data: 14/11/18, às 20 horas
Local: 
Ginásio Milton Olaio Filho