Yuri Pingo apresenta concerto de piano na Sede Avenida
Quinta-feira 14 Maio 2015, 20:00

O show acontecerá na quinta-feira, dia 14 de maio, às 20 horas

Nascido em São Paulo, Yuri Pingo começou seus estudos musicais ainda criança. O contato com o piano se deu aos 5 anos. Seus professores foram Izilda Marcandalli, Edda Fiore, Marizilda Hein, André Rangel e Marisa Lacorte, esta responsável pela maior parte de sua formação e de quem posteriormente ele veio a ser assistente.

Yuri é Bacharel em piano pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Mestre em performance pelo Programa de Pós-graduação em Música (PPGMus) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual foi orientado por Ney Fialkow. Foi professor de piano e música de câmara no Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua em diversos festivais como pianista e também desenvolve trabalhos como solista, camerista, professor e pesquisador em música.

Com uma brilhante carreira e a alma humilde de um artista, Yuri associa seu sucesso ao compromisso e zelo que tem com o trabalho e também à sua dedicação e horas de estudo. São 30 anos direcionados somente à arte.

“Sinceramente, não tenho mais um parâmetro do que seria caracterizado como 'profissionalmente' com relação à arte e à educação, ainda mais em nosso país. Veja, esta série em São Carlos, por exemplo, é uma pérola se comparada a algumas outras cidades do interior e mesmo à Capital. Sinto-me valorizado. Já toquei em lugares renomados onde não tive um décimo da atenção que estou tendo do São Carlos Clube”, revela o pianista.

Suas fontes de inspiração na carreira foram músicos como Marina Abramovic, Martha Argerich, Barenboim, dentre outros. Sensível, o músico revela que o melhor do seu trabalho vem de pessoas que o alimentam diariamente de arte – música, filosofia, teatro cinema, educação. O destaque fica por conta de sua irmã Lisandra Pingo, que é educadora e alia seu trabalho à música.

Venham todos prestigiar o melhor de Yuri Pingo no SCC!