Abertura da Mostra Coletiva de Artes Plásticas
Quinta-feira 12 Março 2015, 19:30

Na quinta-feira, dia 12 de março, às 19h30, a Diretoria Cultural do São Carlos Clube apresenta a "Mostra Coletiva de Artes Plásticas", com obras do escultor Alfonso Luciano e das pintoras Maria Salete Sarracini, Heloisa Pires Martinez e Arline de Oliveira Villani Pellegrino. A abertura do evento contará ainda com a participação do saxofonista e tecladista Rodrigo Murer Tinta.

Nesta exposição, Alfonso Luciano apresenta sua obra denominada “Transformutação”. A técnica aplicada é toda em aramado moldado. O desenho, a pintura e a escultura são pontos de apoio do artista para buscar novas técnicas, além de utilizar, em seus trabalhos comerciais e residenciais de decoração, técnicas de xilogravura, linogravura, desenho a nanquim e escultura em pedra sabão. Dentre seus trabalhos de mais destaque está a obra comemorativa dos quinhentos anos do Brasil, para o Centro Cultural e Praça Pública na cidade de Santa Bárbara D’Oeste (SP).

Maria Salete Sarracini expõe seu trabalho em aquarela “Jovem aos 70 anos”. Formada pela Associação Paulista de Belas Artes, a artista é pintora, professora e restauradora de obras de arte. Seus principais trabalhos são as pinturas da via-sacra para as igrejas Coração de Jesus (Saltinho), Nossa Senhora dos Prazeres (Piracicaba) e Nossa Senhora de Lourdes (Rafard), São José para o altar da igreja Nossa Senhora Aparecida (Descalvado), restauração das imagens da capela da Estância Santa Clara (Dourado), de obras da USP em São Carlos, do Instituto de Educação Dr. Álvaro Guião e a capa do livro Anjo Escondido, de Álvaro de Favari.

Heloisa Pires Martinez é formada em Psicologia e apresenta sua primeira exposição, intitulada “Ensaios”. Desde muito cedo, Heloísa conviveu com a poesia das imagens fotográficas, ao lado de seu pai, Paulo Pires. Esta vocação sempre foi incentivada por familiares e ensinada pelo professor e amigo Marcos Roberto Calligaris e sua esposa, Leny Bellintani Calligaris. No entanto, somente quando adulta sentiu transcender essa poesia por intermédio da vontade de brincar com as tintas. A partir das técnicas a óleo e aquarela, Heloísa faz de uma brincadeira uma oportunidade de transformar traços e manchas em obras de arte.

A convite do São Carlos Clube, Arline Pellegrino faz sua estreia nesta exposição e apresenta sua mostra intitulada "Naïf aos Olhos de Arline". Influenciada pelas obras da tia, a artista plástica já falecida Nenê Panzera, Arline deu os primeiros passos no mundo das pinturas artísticas há aproximadamente sete anos, com o auxílio de Mayra Caligaris. Arline consegue transferir para as telas toda a sua sensibilidade por meio da pureza e da liberdade de traços que o Naïf permite. A arte Naïf é concebida por artistas que pintam com a alma. Diferentemente da arte desenvolvida por artistas acadêmicos, é uma arte livre de convenções e apresenta liberdade estética.

 
Exposição Coletiva de Artes Plásticas
Não é necessário retirar convites para o evento
Informações: 99222-6035 ou 3362-6204
E-mail: coordenadoria@saocarlosclube.com.br
Local: Sede Avenida do São Carlos Clube, Avenida São Carlos, 1919